terça-feira, 27 de abril de 2010

Palestra em Tumiritinga (MG)
Está confirmada uma palestra bullying escolar para educadores em Tumiritinga (MG). O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Tumiritinga (MG) e será ás 18.30 horas de 06 de maio de 2010. 

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lançamento de livro

Bullying - Mentes Perigosas na Escola

Todos os dias a vida de milhares de crianças e jovens brasileiros é afetada por um fenômeno cada vez mais comum: o bullying.

De origem inglesa, a palavra bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. É um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.

Algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas - altos ou baixos demais, gordinhos ou muito magros, tímidos, nerds, mais frágeis ou muito sensíveis -, sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. E as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.

Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, como é normal que as crianças impliquem uma com as outras, se dêem apelidos e briguem de vez em quando, nem sempre é fácil identificar quando o problema aparece. Por isso, é preciso que pais e professores estejam atentos para que percebam quando brincadeiras sadias, que ocorrem de forma natural e espontânea entre os alunos, se tornam verdadeiros atos de violência e perversidade - apenas alguns se divertem à custa de outros que sofrem.

Em Bullying - Mentes perigosas nas escolas, a dra. Ana Beatriz faz uma análise profunda sobre um dos tipos de violência cada vez mais noticiado, que precisa com urgência ser combatido. "Além de os bullies - os agressores - escolherem um aluno-alvo que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este também já apresenta uma baixa autoestima. A prática de bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. No exercício diário da minha profissão, e após uma criteriosa investigação do histórico de vida dos pacientes, observo que não somente crianças e adolescentes sofrem com essa prática indecorosa, como também muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida estudantil traumática", alerta a psiquiatria.

De forma acessível e muito esclarecedora, o livro faz uma investigação do problema, trazendo informações necessárias aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la.


domingo, 18 de abril de 2010

Campanha Ong Plan - Vídeos baseados em um depoimentos verdadeiros de vítimas de bullying

sábado, 17 de abril de 2010

Um professora pede uma dica de filme sobre bullying

Legenda: Filme "Meninas Malvadas".


Recebi um email de um professora do interior do Amazonas (AM) e e que me pede uma dica de filme para tratar do tema com seus alunos (média de 12 anos de idade, sendo que a maioria da sala é formada por meninas).

Fiz um capítulo especial sobre isso (dicas de filme ) em meu livro Bullying e recomendo, para o caso concreto, trabalhar com os alunos o filme "Meninas Malvadas" da Disney.

É fácil de encontrar nas locadoras, linguagem clara e com um "final feliz". Vai cair como luva para o que ela precisa.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Campanha Aprender sem Medo - Ong PLAN Brasil



A campanha Aprender sem Medo foi lançada pela Plan em diversos países com o objetivo de promover um esforço global para acabar com a violência nas escolas. Toda a violência contra crianças pode e deve ser evitada. Depende de todos nós – ONGs, governos, comunidades locais, professores, pais e alunos – o trabalho conjunto para assegurar o direito das crianças a uma escola isenta de violência.


Essa campanha global tem como enfoque o combate a três principais formas de violência nas escolas, identificadas por uma pesquisa mundial realizada pela Plan: abuso sexual, castigo corporal e bullying. Para isso, a estratégia mundial da campanha está baseada em:

•Persuadir os governos a tornar ilegal todas as formas de violência contra as crianças na escola; e fazer com que essas leis sejam cumpridas;

•Trabalhar com os dirigentes escolares e professores para criar escolas livres de violência e promover métodos alternativos à disciplina de castigos corporais;

•Criar uma dinâmica de mudança global, incluindo aumento dos recursos de doadores internacionais e governos para combater a violência nas escolas de países em desenvolvimento.

No Brasil, a campanha Aprender sem Medo tem como principal foco o bullying escolar, incluindo o cyber bullying, e suas implicações para a educação. A missão da campanha é oferecer condições para que as crianças possam estudar com segurança, tenham uma aprendizagem de qualidade, sem ter medo ou ser ameaçado com a violência escolar.

A campanha Aprender sem Medo promoverá ações nacionais e locais para estimular a mudança de comportamento da sociedade em relação à violência nas escolas, especialmente o bullying. Estão previstas ações nacionais de conscientização até cursos de capacitação dentro de escolas. A campanha pretende atuar em todos os níveis da sociedade e interagir com todos os atores que podem ajudar a mudar essa triste realidade da violência escolar.

Visite o site:
http://www.aprendersemmedo.com.br/


Nós recomendamos!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Meu filho foi vítima de bullying por um colega e a escola quer que eu converse diretamente com o agressor. Isso é certo?

Foto: Palestra bullying para pais na escola de inglês Yázigi em Governador Valadares (MG).

A pergunta acima me foi enviada por um internauta de Aracaju (SE) que pediu para não ser identificado.

Minha resposta é não.

Você não deve entrar em contato com o agressor. Isso é uma responsabilidade da escola. Ela é que deve entrar em contato com o agressor e os respectivos responsáveis.

Conversar diretamente com o agressor pode causar um mal entendido maior que a agressão de seu filho. Tenha cautela e haja com prudência.

Primeiro, converse com a direção da escola. Leve duas testemunhas.

Segundo, e não resolvendo, protocole uma reclamação por escrito.

Terceiro, e nada sendo solucionado, procure o Conselho Tutelar ou Ministério Público (leve a cópia da reclamação por escrito na escola - pegue recibo com o dia do protocolo).

Trate as pessoas da escola SEMPRE com muita cordialidade. Elas estão lá para ajudar o seu filho.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Li e gostei.
Artigo sobre o bullying no ambiente escolar de Juliana Martins Ferreira e Helenice Maria Tavares.
Você pode acessá-lo no link abaixo:


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Internauta manda um email relatando seu trabalho acadêmico sobre o tema bullying

----- Original Message -----

From: Alexandre de Paula Ferreira

Sent: Thursday, April 08, 2010 11:30 AM

Subject: Bom Dia

Bom Dia Dr Lélio Braga,


No dia 19 de Novembro de 2009 participei do chat promovido pelo UAI acerca do Fenômeno Bullying. Coiscidentemente, nesse mesmo dia a noite, apresentei a minha monografia titulada em "A Incidência do Fenômeno Bullying Entre Alunos Participantes do Programa Segundo Tempo da Regional Leste de Belo Horizonte".

Acabei de adquirir hoje pelo site do Submarino o seu livro " Bullying: O que você precisa saber". Embasado nesse livro e em outros materiais que utilizei para a defesa do meu trabalho, pretendo levar para dentro de algumas escolas o conhecimento do Bullying para professores e alunos. Após a leitura do livro, retorno com um e-mail.

Desde já parabenizo pelo trabalho excelente que faz sobre esse e outros assuntos.

Att,


 
Alexandre de Paula Ferreira
Bacharel e Licenciado em Educação Física - CREF 016491-G/MG
Pós Graduando em Psicopedagogia
Técnico em Lazer e Recreação

Resposta: Prezado Alexandre, agradeço a atenção e parabéns pela iniciativa. Um abraço, lélio.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Palestra na Igreja Presbiteriana
Palestra bullying para a mocidade da Igreja Presbiteriana (Av. Brasil) de Governador Valadares (MG), dia 11.04.10, domingo, a partir das 09 horas.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Palestra bullying escolar para alunos da Escola Estadual Israel Pinheiro, Governador Valadares, MG, dia 05.04.10.



Alunos participaram do evento em Governador Valadares (MG).
Diretora Águeda Maria Marcélio, eu e a Vice-diretora Luciene Moreira Aguilar.

domingo, 4 de abril de 2010

Cyberbullying é crime e algo muito grave.
Sempre tenho defendido o posicionamento que, regra geral, os caso de bullying escolar devem ser resolvidos dentro do colégio através de mediação. Somente não ocorrendo solução deve o caso ser levado para a Justiça.
Como exceção existem as situações de cyberbullying. Por atingirem um número elevado de pessoas e extrapolarem o âmbito físico das relações da escola são casos em que, a meu ver, deve ser dado imediato conhecimento ao promotor de justiça da infância e da juventude da comarca.
Ele poderá com as provas que forem trazidas estudar a melhor solução para o caso.
Sobre o cyberbullying gosto muito também do comercial abaixo e o recomendo para que seja repassado aos alunos de sua escola.

sábado, 3 de abril de 2010

Palestra bullying escolar para alunos da Escola Estadual Israel Pinheiro em Governador Valadares, MG, dia 05.04.10, ás 08 horas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Livros esgotados no site Submarino e Saraiva

Pessoal, o livro "Bullying: o que você precisa saber, Impetus, 2009" está esgotado nos sites da Saraiva e da Submarino. Aumentaram muito os pedidos e isso ocasionou a falta do livro. Já pedi providências da Editora e vamos aguardar por uns dias a resposta.