sábado, 23 de janeiro de 2010

Como faço para fazer uma "denúncia" de bullying oficialmente para as autoridades?
Tenho recebido alguns emails me perguntando sobre como fazer essas denúncias de bullying para as autoridades.
Vamos,então, esclarecer alguns pontos.

Inicialmente, você vai apresentar é uma representação, um pedido de providências, não uma "denúncia". Denúncia é a petição inicial do promotor de justiça em um processo criminal.

Tem forma definida essa representação? Não tem, mas existem alguns pontos que devem ser bem observados, sob pena do caso nem começar a ser investigado.

É preciso apontar fatos, datas, testemunhas, horários etc, narrando de forma objetiva os atos de bullying e de preferência apontar os artigos da lei que estão sendo desrespeitados no seu caso (ex: crimes de calúnia, difamação ou injúria).

Tente responder na sua representação as peguntas: quem? como? que? onde? por que? É altamente recomendável que você responda esse roteiro e apresente a prova (cópia de emails ou impessões onde a vítima foi atacada, nomes e endereços de testemunhas, fotos, vídeos de celular etc).

Esse roteiro mínimo de representação pode ser usado para a autoridade escolar, a policial e até ao Ministério Público.

Lembre-se de protocolar e pedir uma segunda via com recibo (peça que bate um carimbo ou deixe bem claro que recebeu com a data inclusive).

53 comentários:

  1. CRISTIANE DA SILVA CONCEICAO3 de maio de 2010 às 21:07

    sou vitima de bullyng e toda vez que procuro ajuda da justiça as pessoas começam a avisar guando eu chego para eu nao ter como me defender das humilhaçoes isso e crime mais aqui no rio grande do sul as vitimas sao punidas com tortura psicologica,eu quero saber como me defender desses doentes mentais

    ResponderExcluir
  2. gostaria de obter co´pia de lei sobre prevenção, combate e apoio as vitimas a nivel municipal

    ResponderExcluir
  3. como se faz para denunciar? estou sofrendo com isso

    ResponderExcluir
  4. Uma mulher que malha bem,é comparada a travesti,isto é bullying?Isto tem me afetado muito,o meu dia a dia.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Bem a pessoa me chamau faz um tempo mais ele continua intimidando outras pessoas na classe ela estando ou não com professor. Eu tenho somente testemunhas(5 por enquanto) já vale como provas?

    ResponderExcluir
  6. Preciso saber como denuncio :( fizeram um video meu e de uma amiga em um msn falso eu tenho msn queria saber se adianta :/

    ResponderExcluir
  7. Preciso denunciar com urgencia
    para que parem com isso
    se nao vou levar a culpa


    E quero fazer um siti para denunciar como faço

    ResponderExcluir
  8. estou sofrendo difamaçao na escola.no começo foi so uma mentirinha,que hoje está se espalhando pela cidade.tenho so 14 anos e nao sei o que eu faço.ja até tentei suicidio!

    ResponderExcluir
  9. Minha professora está sendo filmada desde o ano passado por pessoas que trabalham na escola, algumas são as gestoras e parentes que moram próximo a casa da mesma. Filmaram no banheiro, fazem montagem, apresentam em locais públicos e nas salas de aula. Devido a professora ser de partido político diferente e eles estarem no poder há mais de 20 anos creio.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho 14 anos e esse ano estou em uma sala onde não me encaixo em nenhum grupo,algums alunos aproveitam e me chaman de avata,se eu perguntar ou responder alguma coisa eles me mandam calar a boca,me chamam de burra e essa atitude me deixa muito magoada.Quando comento alguma com a minha mãe sobre isso ela me diz que é normal mas que vai reclamar na escola,ela muitas vezes só diz isso para que eu pare de chorar ou de encomoda-la,ela nunca foi na escola conversar com a diretora sobre isso.Eu queria muito denunciar,mas tenho medo de só piorar a situação,queria saber como posso denunciar,pois tenho uma viajem no final do ano com a turma e tenho medo de ser motivo de chacota a viajem toda e acabar não me divertindo.Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  11. Prezados, em caso de denúncia de caso concreto SUGIRO procurar o Ministério Público de sua comarca (promotor de justiça da infância e da juventude).

    ResponderExcluir
  12. parabéns pelo blog sobre o bullying por causa acho que as autoridades devem tomar medidas contra isso e estou seguindo ele e espero que faz muito sucesso seu blog isso e algo inaceitável.
    falo isso por causa ja fui alvo de bullying não no colégio mais no trabalho e isso foi muito tenso para mim e nao adimito ver pessoas serem alvo disso de algo tão baixo de alguém que pratica esse ato tão injusto

    ResponderExcluir
  13. bom dia sou uma mãe desesperada meu filho faz relatos chocantes deque a professora faz com eles ela ja desse a deretora da escola para escolher que ficava meu filho ou ela meu filho me disse chorando que se eu levasse ele pra escola aonde aprofessora lhe poe apelido lhe chinga de nomes racistas ele se mataria na escola mesmo lel so tem 11 anos oque fasso estou dessesperada

    ResponderExcluir
  14. Olá, senhora, o caminho certo é pedir ajuda às autoridades de sua comarca. Procure o promotor de justiça da infância e da juventude de sua comarca ou o conselho tutelar. Eles poderão ajudá-la.

    ResponderExcluir
  15. minha prima foi vítima de bullyng,e a mãe dela denunciou o caso a justiça ,mas já faz 10 dias e nada foi feito.a professora ainda debochou da minha prima e disse que eles ñ entregaram a intimação porque ñ quizeram ,pois o oficial mora ao seu lado.o que faço?

    ResponderExcluir
  16. Procure o promotor de justiça da infância e da juventude de sua comarca.

    ResponderExcluir
  17. eu estou sento chingada de travesti e narigao

    ResponderExcluir
  18. ja fui vitima de bullying por que sou negra e mais fofinha
    isso acaba comigo sou excluida e quando tem trabalho de grupo ninguem quer fazer comigo sou triste e Angustiada

    ResponderExcluir
  19. Quero parabenizá-lo pelo blog. Seu livro é um dos melhores que já li sobre o tema, haja vista que o mercado está se enchendo de picaretas que querem se aproveitar e "pegar carona na onda" e não sabem, não tem legitimidade alguma pra escrever sobre o bullying e não possuem, ainda, credibilidade. Vejo que o senhor é um dos poucos da área do Direito que está fazendo algo sério na área. Então, continue, pois , seu trabalho é de grande utilizada para a sociedade.

    ResponderExcluir
  20. ola sou vitima de bullying no trabalho pois tenho um chefe que me presegue, proibi minhas idas ao wc , ofende -me verbalmente , controla todos os meus passos e pessiona- me para pedir dimensao... o que faço para denunciar ...

    ResponderExcluir
  21. Bom dia...
    trabalh0o num órgão público e já estou com depressão pq nao posso larga meu emprego pois dependo dele para arcar com os custos da minha faculdade... No entanto, sinto-me doente, deprimida e com medo..Tem uma certa pessoa que do nada resolveu me perseguir no trabalho, sofro violencis piscologicas sempre que o vejo, ele faz de tudo para demonstrar seu despreso pela minha pessoa, nunca fiz nada para ele, e as ameaças com palavras " tipo, faz o sinal da cruz qd me ver cara de nojo, fala termos chulos.... estou com gastrite, nao posso vê-lo que tenho medo e meu coração despara, tem dia que nem durmo, o que faço?

    ResponderExcluir
  22. LIGUE 100!!!


    À TDS Q ESTÃO SOFRENDO COM ESSA MALDITA MALDADE E DE ALGUMA FORMA QUEREM UMA SOLUÇÃO RÁPIDA.... ENTREM EM CONTATO COM O TELEFONE * 1 0 0 * DE QUALQUER CIDADE!!!!!!
    NÃO ESQUEÇAM NUNCA ESTE NÚMERO:


    ****************** 100 ***********************


    LIGUE N* 100, CEM!!!!
    ELES ATENDEM ATÉ AOS DOMINGOS.


    SÃO ATENCIOSOS E ENCAMINHAM SEU SOFRIMENTO COM MTA RAPIDEZ AOS ÓRGÃOS COMPETENTES, SOLUCIONANDO O SEU CASO.


    NÃO ACEITEM NEM UM ATO COVARDE DE MAL TRATO, ( BULLING)
    VAMOS EXTERMINAR ESTE MALDITO BULLING!!!
    ISSO VAI ACABAR!!!


    NÃO TEMOS A OBRIGAÇÃO DE GOSTAR DE TODAS AS PESSOAS, MAS TEMOS O DEVER DE RESPEITÁ-LAS!!!


    SEM DESTINÇÃO DE RAÇA, NACIONALIDADE, RELIGIÃO OU QUALQUER DIFERÊNÇA Q SEJA.

    LIGUE 100 E DENUNCIE!

    ResponderExcluir
  23. estou sofrendo de bullying no bairro onde eu moro.nomes,apelidos e não sei como tratar disso como fasso para deunciar esta pessoa?

    ResponderExcluir
  24. Sugiro primeiro pesquisar o assunto no meu livro "Bullying" ou consultar um advogado de sua confiança.

    ResponderExcluir
  25. Ignorem todas as ofenças psicologicamente, aprendam a lutar(em academia, etc) e quando vc estiver "bom", não deixe zuarem vcs, "esculache" o bullyer. Não tenha medo, se encarar um fdp desses, eles cagam.

    ResponderExcluir
  26. tenho um filho de 10 anos e ,tem um menino nosso vizinho que é só meu filhop aparecer na rua que ele começa com apelidos e faz fofoca com os outros meninos a ponto dos menino não falar com meu filho ,e a mais ou menos 2 meses eles brigarão e o vó deste menino segurou o meu para o neto bater tenho testemunha varias e eu não sei mais o que fazer,não consigo gravar pq ele não faz nada qd eu estou por perto.o que eu posso fazer? para ajudar meu filho?que acabou de perder o pai de uma forma trágica.e se tornou um menino agrssivo por causa desse menino .

    ResponderExcluir
  27. eu sofro de bullyng na escola começol com um colega me chamando de tucano ae todo dia que eu vol pra a escola ele me chinga e agora outros colegas estão me chingando o eu devo faser ?

    ResponderExcluir
  28. Meu filho tem sofrido com bullyng quase dois anos em um colegio particular, tortura piscologica e fisica por um grupo de meninos,onde ele desistiu de ir a escola desde o ano de 2009 este ano eu matriculei ele em outro colegio e quando eu o forcei ele entrar no colegio ele teve uma crise que nunca mais quero ver ficou todo travado e com dificuldade para respirar. Comecei leva-lo a piscologa pois com isto ele passou a ter insonia ,panico na verdade ele se isolou do mundo ele tem 15 anos agora, tem perdido tempo nos estudos fora a angustia que ele sente onde ele sempre se refugia dormindo. Quero processar este colegio porque eu paguei para meu filho sr torturado porquanto não era nem para ele procurar a direção da escola a obrigação da cordenadora era enxergar oque se passa no patio ou ao redor da escola ,pois ela é bem paga para isto vou lutar até conseguirse tiver que ir no inferno eu vou mais que vou procurar os direitos vou porque é muito facil pegar um predio encher de crianças cobrar preços abusiveis e não terem responssabilidade com filhos dos outros , estou bastante revoltada, é muito triste voce ver um adolecente desistindo da vida, mas eu vou cobrar esta bronca bem cobrada ate fechar esta mer!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. fui xingada pela minha cunhada no meu msn ela me mandou uma piadinha e neste piada continha alguna xingamentos com vagunda ,prostituda e outras coisas deste tipo mas nos não temos nem um vinculo ou tipo de amizade isto e um tipo de bullying se alguem souber pode deixar resposta no meu email por favor joaovitormill@msn.com pois não sei o que fazer e nem qual prividencia tomar

    ResponderExcluir
  30. Olá, tenho uma filha de 12 anos que têm sofrido bullyng na escola, os colegas colocam apelido, tomam e quebram seus pertences, e a insultam por ela ter o cabelo cacheado, ela se tornou uma criança revoltada, eu sempre a ensinei que a gente tem que gostar de si mesmo e ela é linda e ela sabe disso, eu digo a ela que colegas sentem inveja dela. Certo dia um colega tomou um trabalho de sua mão e rabiscou o sobrenome dela com um nome pejorativo, outro dia uma colega ficou falando mal do cabelo dela, inclusive sugeriu que minha filha fizesse escova progressiva, outro dia uma menina tomou o mp4 da minha filha e levou embora e só devolveu no outro dia na minha frente porque eu fui lá na escola, nesta semana uma menina pegou minha filha pelos cabelos no corredor da escola, minha filha revidou jogando salgadinho no cabelo da menina, estou desesperada o que devo fazer? obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Prezados, em caso de denúncia de caso concreto SUGIRO procurar o Ministério Público de sua comarca (promotor de justiça da infância e da juventude). Primeiro se inteirem sobre o assunto e leiam com atenção a postagem acima.

    ResponderExcluir
  32. Dr. Lélio, li todo seu livro bullying - o que você precisa saber e fiquei muito agredecida pelas informações úteis para nós pais. Estou mais preparada hoje para defender meus filhos com as informações do seu livro. Agradeço pelo seu trabalho, que tem sido muito util para todos nos.

    ResponderExcluir
  33. adorei o blog as vezes as pessoas acabam criticando as pessoas por sua aparencia sem ao menos ligar para os sentimentos das pessoas as vezes nois mesmo sobremos o bullyng e nem percebemos outras vezs sofremos bullyng e deixamos de denunciar uma amiga minha ja sofreu bullyng por ser negra e ela ficou queta aguentou firme e denunciou um pedido só denuncie sempre que voces sofrer um abuso valeu pela oportunidade meu nome nao posso revelar mais falo ja sofri bullyng varias vezes e nem por isso fiquei com medo isso é uma agressao tanto FISICA

    ResponderExcluir
  34. Promotor Lélio Braga Calhau, queria parabenizar-lhe pelo blog e lhe expor minha situação. Acontece que minha irmã de 9 anos estuda na escola da nossa tia, e algum tempo, ela vem sofrendo bullyng de colegas de classe e de professores. Dois colegas da classe dela apelida ela e uma coleguinha, já disse que ia estuprar ela e não pára e a profesora, que também é tia dela(trabalha alguns familiares nessa escola) já tratou ela ignorante na frente dos alunos e ela ficou constrangida, a professora nunca aceita dizer que a minha irmã está certa. Nossa mãe falou no colegio que não ia permitir que a minha irmã estivesse na sala com esses dois alunos e outra professora que tambem é tia dela veio em favor dele, e essa mesma professora que estava a favor do aluno, depois foi na sala da minha irmã e ficou criticando minha mãe e minha irmã na frente dos outros, minha irmã chegou em casa e disse que ficou muito constrangida com vergonha e nervosa, com o coração acelerado. Eu cansei disso, já pensei em fazer uma denúncia, o senhor acha que eu deveria denunciar ? Porque pelo que vejo, não vai adiantar muita coisa eu falar com essas minhas tias que estão lá no cargo de professoras e diretora, nem muito menos com a mãe dos alunos. Me dê sua opinião sobre meu caso. E se possível queria pedir-lhe que mande ao meu e-mail algo que fale sobre bullyng na escola, denúncia e sobre o que a lei diz sobre bullyng, para que se for o caso eu venha mostrar aos professores o que a lei diz e os meus direitos. Meu email é : dhouglasmantovanii@hotmail.com
    Desde já agradeço e espero a resposta!

    ResponderExcluir
  35. eu sofro bulying com ums alunos do meu colegio la eles vivem de me apilidar e de falar de uma garota que eu nao sei nem quem e eles vivem me torando a paciencia agora ja estou disposto e fazer a denuncia nao aguento mais

    ResponderExcluir
  36. Todos que sofrem de bullying denuncie, não deixe as pessoas fazerem mal a vcs, não tejá medo, meu filho sofria muito na escola até agora ele traumatizado mas com meu carinho e meu apoio ele está melhorando, esses covardes que faz isso, tbem tem problemas e muito pior, o melhor apoio são os pais e Deus!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Eu estou passando por uma faze meio dificil,estou numa escola nova na oitava serie,e na minha sala tem meninas que gostam de zoar comigo porque faço liçao e fico na minha,ja me chamarao de batatinha e uma certa menina é muito bonita,e meu professor perguntou sobre dar um 10 pra ela na matéria dele sendo que ela nao se empenha nas matérias e ele perguntou para ela:
    -Larissa de quem voce nao gosta aqui na sala?
    e ela disse dessa coisa aqui e apontou para mim como se eu fosse lixo
    e eu nao aguento mais sempre quando eu entro na sala,ela torna a me caçoar...
    Eu estou cansada chego em casa e nao quero contar sobre isso a minha mãe porque ela esta meio ruim,e nao quero preocupa-la,mais as vezes tenho vergonha de me apresentar na frente dos outros alunos com medo de que ela torne a comigo estou muito precisando de conselhos do que posso fazer!!!
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  38. Olá, minha jovem, é muito importantante que você chegue em casa e converse a respeito do caso com os seus pais. Eles poderão lhe ajudar concretamente a resolver o problema. Não tente resolver isso sozinha. No colégio agente sempre tem um professor que admira mais ou que mantemos mais afinidade. Procure esse professor que você se identifica mais e peça ajuda a ele, mas antes converse com seus pais.

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de parabeniza-lo pelo blog, tirei algumas duvida, A alguns dia meu filho vem sofrendo bulyng na escola pelo proprio professor, fomos lá conversar o a diretora, e professor pediu desculpas ao meu filho mas el disse que não queria graça com meu filho, tenho medo de que este professor venha ter marcação com ele. O que devo fazer se isto vier a acontecer?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. eu sou uma mãe que esta preocupada com os meus filhos adolecentes eles tem 14 e 16 anos...
    eles se envolveram em uma briga no colegio por causa de uma ameassa do ano passado que acabou no dia 11-04-11 uma briga no corredor interno do colegio e os meus filhos foram espolso do colegio ondem eles estudavam...a diretora tomou partido do outro adolecente que e filho de um policial do bope este menino se provalece por ser filho de um policial vive espalhando ostilidade pelo colegio o meu filho de 16 foi convidado pelo seu colega de sala para irem para a mesma so que ao chegar perto de sua sala foi surpreendido por este adolecente que o pegou por traz e começou a sufocar e ando lhe porrada no rosto foi quando o meu outro filho de 14 viu esta sena foi encima do garoto e acabou asertando-o com o pé no rosto do garoto e como foi uma coisa muito seria a diretora chamou os pais para uma conversa so que ela não deu nem tempo de ser falado nada e os espolsou sendo que o meu filho de 16 anos estuda pela manhã sendo que ele e conciderado o QI de sua sala... trabalha no periodo da tarde e faz curso no periodo da noite o meu de 14 estuda no periodo da manhã e vai para a ecolinha de futebol no periodo da tarde so que ele tem um pouco de dificuldade de aprendisado... eu estou procupada pois eu não estou conceguindo colegio para eles no periodo da manhã para o de 16 eu so concegui no periodo da tarde ,mais eu não sei o que eu poderia fazer para contornar esta sitiação e estou procupada com os meninos ja que eles começaram a ficar com medo de sair de casa...

    ResponderExcluir
  42. Sugiro procurar um advogado civil de sua confiança, pois, aparentemente você e seus filhos tiveram direitos lesionados.

    ResponderExcluir
  43. estou desesperada, meu filho de 13 anos esta sofrendo em uma escola .. eu ja reclamei e nada foi feito.. no ultimo episodio jogaram a mochila dele no chao e deram tapas na cabeça dele.. e perto de outras pessoa s meu filho nao quer ir mais na escola pois esta com vergonha .. chegou em casa muito nervoso e falando orrores...pois o rendimento dele na escola esta caindo cada dia mais... colocam apelidos ``godinho baleia rabico e outros`` estou muito preocupada como lidar com isto esta afetando muito meu filho me ajudem por favor a ver uma melhor forma de resolver este assunto... grata

    ResponderExcluir
  44. Prezados, em caso de denúncia de caso concreto SUGIRO procurar o Ministério Público de sua comarca (promotor de justiça da infância e da juventude). Primeiro se inteirem sobre o assunto e leiam com atenção a postagem acima.

    ResponderExcluir
  45. Sobre o bullying no trabalho (ou assédio moral) procuremn o tópico específico aqui no blog (sobre postagem removida de 15.04). Neste tópico somente comentários sobre o bullying escolar.

    ResponderExcluir
  46. eu sou vitima de bullyng todos os dias na escola e estou farta! a vontade que tenho é de me matar, naum tenho animo pra ir á escola. tá um inferno!

    ResponderExcluir
  47. (Comentários encerrados). Prezados, em caso de denúncia de caso concreto SUGIRO procurar o Ministério Público de sua comarca (promotor de justiça da infância e da juventude). Primeiro se inteirem sobre o assunto e leiam com atenção a postagem acima.

    ResponderExcluir
  48. Todos falam sobre BULLYING, onde se é ensinado isso?
    Penso q não é na escola e sim na TV está repleta desses ensinamentos, exemplo são programas do tipo PANICO NA TV q vai ao ar todas as sextas e domingo na REDE TV, onde é engraçado ridicularizar pessoas. Nossos filhos estão aprendendo isso e fazendo o mesmo nas escolas, onde professores que não tem a força (da midia TV) para combater isso, e os mesmos tambem estão sendo vitimas de BULLYING por toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  49. também estou sendo vitima de bulling estãoa me chamando de gay ou bi todos os dias agora tambem me chamam de bulling as mesmas pessoas que falaram que eu sou gay devido eu falar que ia denuncia-los ,agora eles fazem de raiva falam que sou bulling ,mas paecendo como se não fosse acontecer nada com eles a policia passa do lado a mfinge que não vê.
    ou tipo querem dizer ele vai perder falam coisas tipo ele é bebe me chamaram até de vagabundo não sei o que errei eles parecem que ficam me espiando pra ver se eu erro pra poder falar alguma coisa todo dia me chamam de bulling é quase o dia inteiro começas as cinco e meia até as 8 e 10 da noite percebi que eles ficam querendo provar se eu errei ou se sou ou estou certo eu sou uma pessoa direita eles não devem fazer isto ainda por cima falam bulling errado mas na verdade muitos deles nem sabem o que é bulling infelizmento termo em ingles agora está em todo lugar tem pessoas que nem sabem falam por que veem outros falando,levantam muitas calunias e difamações contra mim,eu já vi até um policial falar que sou bulling,eu estou tentando não ligar por que tem muita gente sofrendo e precisando de ajuda enquanto existem outros tentando derrubar o que está de pé,comigo está acontecendo isto muito aqui em sorocaba está até dentro das igrejas onde frequento meu proprio pai falou que sou louco ou demonio isto é muito cruel e covarde ,eu não vou desistir nuca vou aceitar o erro.por causa disso muita gente sofre ,muitos desanimam se drogam ou se entregam numa vida errada e chegam até se matar muitos não alcaçam seus objetivos devido essas pessoas quando olho fico triste lá no fundo pessoas que mais me caluniaram foram os idosos tudo começou com uma moça que eles queriam que eu namorasse virou motivo pra chacotas ,falar que sou gay,e agora que sou bulling falam com ira talvez seja pra encobrie seus erro ou ironizando pra ver o que ia faz

    ResponderExcluir
  50. ola.minha filha de13 anos esta
    sofrendo bullyng na internet,com mensagens
    que poe ela pra baixo.deboxe,que ela é pobre,ate sem bunda essa pessoa disse que ela é.minha filha ñ que ir a escola,sair de casa.esta mal na escola.ameaçaram de bater nela.e força-la a entrar na gangue delas, se ela ñ entrar ora morrer.o que faço.me ajude.estou desesperada.por favor nao quero ki minha filha seja mais uma vitima...

    ResponderExcluir
  51. tenho 13 anos e ontem percebi que estava sofrendo"bully",onte ameasaram que se eu falace algo sobre essa pessoa e suas companias iriam me bater emtão entrei em uma crise de choro e tudo o que falaram para eu estava vindo na minha cabeça no momento.Hoje não fui para a escola pois não quero mais estudadr nesse colegio então procurei outro colegio ,mas só aseitão transferencia para o começo do terceiro bimestre.Com as dicas do blog eu irei tomar providencia de testemunha e provas.
    uma ultima pergunta
    gostaria de saber se não tem jeito de conseguir transferencia ainda essa semana em minha cidade se ppder responda

    ResponderExcluir
  52. isso mesmo eu adorei essa lei pq na minha sala muitas pessoas sofren com bulyngim

    ResponderExcluir
  53. OS MENINOS ME CHMAM DE GORDA E ISSO É CALUNIA

    ResponderExcluir