sábado, 17 de janeiro de 2009

"Você não é pago para pensar, é pago para digitar"
Durante os 10 anos que trabalhei em um banco estatal, tive a oportunidade de presenciar ex-colegas maltratando digitadores (estagiários de empresas contratadas) com expressões como "escragiário", piadinhas, grosserias, desprezo, ou frases como "você não é pago para pensar, é pago para digitar". A grande maioria tratava bem esses colegas, mas sempre havia alguns que "extrapolavam".
Infelizmente, o setor bancário é um dos campeões de wokplace bullying, mobbying ou assédio moral no trabalho. Aliás, foi esse setor que elevou as táticas do capitalismo selvagem a patamares ainda não conhecidos. Sabemos da "cultura" que rege o sistema de demitir empregados mais antigos (e caros) para colocar trabalhadores mais novos e com salários menores para executarema mesma função. É a exploração cruel da mão-de-obra. Quando não demitem, em alguns casos, transferem trabalhadores para outras funções, horários ou até local de trabalho para causarem uma "demissão voluntária".
O Poder Judiciário está atento a isso. Caso você esteja sendo vítima de bullying no seu ambiente de trabalho procure o sindicato de sua categoria e tente juntar as provas.
O trabalhador deve sempre ser tratado com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário