domingo, 29 de agosto de 2010

Filme Karate Kid (1984) - Sobre bullying, bullies e os "Cobra Kai"


Os membros do "Cobra Kai" assumem o arquétipo de bulies na primeira  parte da série de filmes norte-americana "Karate Kid" de 1984. São valentões, ricos, agressivos, determinados, prepotentes e de forma sistemática perseguem sua vítima com uma relação desprorpocional de forças. 


Foi lançada nos cinemas brasileiros a nova versão de Karate Kid (o filme original é de 1984) com o filho de Will Smith no papel principal. O filme reproduz muito pontos do original dirigido por John G. Avildsen e que popularizou a relação de amizade de Daniel Larusso ( Ralph Macchio) e o Sr. Miyagi (Pat Morita).

 
Não nos interessa neste pequeno comentário se o filme é bom ou ruim. Cada um tem seu gosto e deve tirar sua conclusão pessoal. Interessa-me comentar a questão dos garotos da turma "Cobra Kai" do filme de 1984 (na foto acima eles aplicam uma surra em Daniel Larusso, a vítima, durante uma festa da fantasia). Ele eram fortes, praticantes de esportes e ricos. Daniel era franzino, novato na escola (e na cidade) e pobre.


Poderíamos citar que (naquela história) Daniel era claramente vítima de bullying por parte dos garotos do "Cobra Kai".


Daniel foi "escolhido" para ser vítima das agressões porque uma ex-namorada, Ali (Elizabeth Shue), do líder do grupo havia simpatizado com ele. Não houve um motivo justo, mas apenas uma série de implicâncias contra Daniel. Os garotos do "Cobra Kai" tinham uma relação de superioridade em face da vítima e as agressões eram repetitivas.

O "Cobra Kai" no filme é um grupo com um esterótipo claro de "bulies". Note que, durante a primeira agressão contra a vítima na praia, havia um grupo maior de pessoas (testemunhas) que optaram por não interferir em favor da mesma.

O documentário abaixo com os bastidores do filme (em cinco partes) infelizmente está em inglês e não tem legendas. O diretor comenta como organizou os atores para que agissem como "valentões" na história do filme. Registro, ainda, que o ator (Martin Kove, de Rambo II) que interpretou o professor dos "Cobra Kai" se refere diretamente ao arquétipo de bullies para os membros daquele grupo no final dessa parte do documentário.

O grupo "Cobra Kai" é uma ficção cinematográfica, bizarra, por sinal. Mas o triste é saber que grupos violentos de jovens (quase gangues) assim existem perambulando pelas cidades de todos o mundo. Em certos casos só aprendem "a lição" com a ação dura da lei. 

5 comentários:

  1. Esses "cobra kai" me davam nojo quando eu vi o filme, mas tem muito tempo, riquinhos metidos a besta que batem sempre nos mais fracos, ainda bem que o Johny , chefe deles, leva uma surra no final do filme e ainda apanha do professor no início da segunda parte, hahahahahaha, lemos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o teu trabalho... nós desenvolvemos um espetáculo com debate desde 2004... temos um blog bem interessante e tbm um canal no youtube. Parabéns! Mar´Junior

    ResponderExcluir
  3. Os garotos que fazem os "cobra kai" no filme novo não chegam nem perto dos que fizeram o filme de 1984...Tirando o líder, o resto não tem a mínima expressão...

    ResponderExcluir
  4. promotor Lélio, obrigado pelo blog. Seus exemplos de filmes são bem ilustrativos. Clara.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do comentário, me deu uma nostalgia, sonia.

    ResponderExcluir