quinta-feira, 19 de março de 2009

TJMG. Bullying e trote em debate na TV
O professor Walter Marques e o promotor Celso Penna debatem sobre bullying e trote.
Milhares de estudantes de escolas particulares e públicas pelo Brasil estão sofrendo constrangimentos. Muitos ganham apelidos, alguns sofrem perseguições constantes e outros apanham periodicamente dos próprios colegas.
O bullying é um termo em inglês que pode ser compreendido como todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder.
O trote universitário também é uma espécie de bullying. É sobre esses dois temas que o Justiça em Questão vai abordar na edição do programa que estreia hoje, às 21h, na TV Comunitária (canal 6 - Net). No sábado dia 21, o programa estreia às 11h na TV Justiça (canal 7 - Net) e 12h30 na TV Horizonte (canal 19 - UHF)
A reportagem de Marcelo Almeida vai mostrar a história de um jovem que foi vítima de bullying durante cinco anos na infância, e revela que a agressividade entre alunos pode gerar depressão e baixa autoestima. O repórter mostra, ainda, projeto de inclusão criado em uma escola municipal de BH para combater o bullying, onde os estudantes aprenderam a conviver com pessoas com diferenças.
A reportagem de Letícia Lima vai falar sobre o trote universitário. A repórter foi até Ouro Preto para saber como os calouros são tratados pelos alunos veteranos. Para debater sobre bullying e trote universitário, o apresentador Marcelo Almeida recebe no estúdio o promotor da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Celso Penna Fernandes Júnior, e o psicólogo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Walter Ude Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário