domingo, 7 de fevereiro de 2010

Meu filho foi vítima de bullying. Como faço uma reclamação escrita para a escola ?

Não há nenhum mistério em fazer essa "representação" pedindo providência para a diretoria da escola. Todavia, alguns pontos devem ser observados. Essa representação junto ao colégio pode servir de elemento de prova em um futuro processo judicial, então, ela deve ser feita da forma mais clara e objetiva possível.
Tente responder sempre os pontos: o que, quem, como, quando, onde e porquê.
Vejamos um exemplo para facilitar a sua situação. Ele não existe e é apenas para ilustrar o que você vai fazer.

...

Ilustríssimo Senhor Diretor do Colégio Nossa Senhora do Silêncio
Governador Valadares (MG)

Prezado senhor,

Meu filho ....., estudante do .... ano do .... desse colégio está sendo vítima de bullying (assédio moral) por parte de .......(nome dos agressores) já por ......(tempo), no que solicito as providências cabíveis por parte dessa honrada escola para que tais atos sejam imediatamente suspensos, considerando que são ilegais e vem trazendo sofrimento para meu filho e nossa família.

Entre outros caso, podemos citar concretamente as seguintes situações de bullying:


1. No dia tal, no lugar tal, por volta de tantas horas, ele foi vítima de bullying por parte de ...., a qual consistiu em (explicar as agressões). Na ocasião os fatos foram testemunhados por (nome das pessoas que estavam presentes).

2. No dia tal, na internet (imprimir a página e juntar), na aula de informática (ou outro lugar da escola) meu filho foi vítima de (explicar se foi difamação, calúnia, injúria, racismo etc), as quais estão devidamente comprovadas no anexo desta representação e se tratam de atos de ilegais cyberbullying.

3. Explicar quais as consequências para a vida pessoal de seu filho (ex: evasão da escola, perda do interesse de estudar, depressão, tristreza, se está fazendo tratamento psicológico etc).

Istto posto, solicito com urgência as providências da escola para que esse atos de bullying contra o meu filho ..... sejam cessados e impedidos, devendo a escola adotar as medidas necessárias dentro da lei que o caso demanda.

Governador Valadares, MG, 07 de fevereiro de 2010.



..................                         ............................
Nome do pai                                                          Nome da mãe                              


Ps - Trata-se apenas de um modelo simples. Você deve analisar o caso concreto e adaptar para o caso do seu filho. Não faça nada de forma apressada e nem de forma agressiva. Seja direto, cauteloso (procure averiguar direito o que está ocorrendo) e peça as providências que o caso requer. Pegue um protocolo, faça em duas vias, e exija que a escola dê recibo na 2ª via de sua reclamação. Não seja agressivo e nem ofenda ninguém da escola, mas seja direto e peça providências. Caso você tenha alguma dúvida não deixe de consultar o meu livro, que poderá lhe trazer mais informações úteis para o seu caso.

12 comentários:

  1. Gostei muito do seu livro, Dinorah Ramos, Itu, SP.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, muito bom o modelo, simples e direto, eu nem sabia como escrever o meu e agora tenho uma orientação, Susana Reis, Londrina, PR.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, procurei isso na internet e só achei aqui, pode parecer fácil, mas para quem é leigo e não sabe nada já é de grande ajuda, e serve para outros temas também, Rodolfo Santiago, recife (PE).

    ResponderExcluir
  4. meu filho foi vitima e eu tomei providencias,os pais estao omissos,não querem saber de nada,ai fica dificil,quero deixar um alerta para os pais,corrijam seus filhos quando eles errarem,porque mais tarde as consequencias sao tristes.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de uma informação...vamos lá, desde o inicio do ano venho solicitando providencias a escola de meu filho sobre as agressões por ele sofridadas, o argumento da escola é que estão atentas e tomando providências, porém questiono quais providencias são essas afinal a coisa continua acontecendo...com total requinte de crueldade...meu filho é inclusive impedido de ir ao banheiro, sob pena de apanhar "caso não consiga reter a urina por muito tempo"!!!! Fora isso, a escola tb já foi alertada sobre o Cyberbullying de um dos agressores, certa de que a esfera cibernética não compete a escola, resolvi mostrar justamente para que a escola soubesse do que eles podem fazer, uma vez que a escola busca testemunhas e como todos tem medo, ninguém denuncia o agressor...a escola não é responsável por esses atos de seus alunos, ainda mais nesse caso, onde parece inerte aos fatos????????????

    ResponderExcluir
  6. Prezados, em caso de necessidade, procurem ajuda do promotor de justiça da infância e da juventude de sua cidade. Não deixem de coletar provas do que alegam.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, a minha pergunta foi: a escola não é responsável por esses atos de seus alunos, ainda mais nesse caso, onde parece inerte aos fatos???? Quanto ao coletar provas que o Dr. menciona, eu as tenho, do contrário não faria tais afirmações. Aproveitando faço outra pergunta...e quando a escola "culpa" a vítma, alegando que ela "provocou" isso tudo???? Espero que responda. Desde já meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Prezada, sugiro que, então, procure estudar o máximo possível o assunto (aqui na net há sites úteis sobre o tema) e de posse de suas provas, consulte um advogado para sua assessoria jurídica. Ele poderá fazer uma avaliação mais prudente do caso e lhe orientar de forma adequada. O importante é ter calma neste momento e não agir de forma precipitada.

    ResponderExcluir
  9. eu estou sendo vitima de buling na escola que eu estudo quero saber se isso vale para todas as pessoas ou só para crianças e adolecentes??

    ResponderExcluir
  10. nao quero chegar as vias de fatos mais esta sendo muito dificio conviver com tanta prvocação!!!

    ResponderExcluir
  11. É bem interessante que a vítima procure ajuda profissional de um psicólogo, que poderá lhe ajudar a avaliar melhor a situação. Assim, a vítima poderá agir com mais segurança em caso de uma denúncia.

    ResponderExcluir
  12. estou ten-do problemas ,com algums professores da minha filha,rechamei muitas veses,e minha filha esta sendo perseguida por funcionarios e professores,ate agora minha filha nao recebeu os livros,sempre mandao ela voltar e os professores nao deixa ela asistir as aulas o que faso?ja sinto muita perceguiçao,tenho medo

    ResponderExcluir