segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bullying entre meninas

O bullying entre meninas é um desafio para todos nós que militamos na causa antibullying.

Já comentei com vocês aqui no blog que a prova é essencial quando iniciamos um procedimento administrativo (dentro da escola) ou judicial (no fórum) narrando a ocorrência de bullying.

O bullying escolar "clássico" praticado entre meninos é fácil de detectar, pois deixa sinais (ex: machucados nas vítimas, alguém assiste um tapa na cabeça etc). Deixa sempre vestígios físicos e é mais fácil de provar.

O bullying entre meninas é o maior desafio de todos os bullyings, a meu ver, pois é um dos mais difíceis de ser detectado e provado (inclusive em juízo).

As agressoras, em regra geral,  não usam violência física, são dissimuladas (parecem anjos quando estão em público), utilizam de fofocas, exclusão e meios muito imperceptíveis para fazer as vítimas sofrerem.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o comentário anterior. Enquanto mãe e psicóloga percebo que cada vez mais a busca por poder e popularidade tem sido prejudiciais ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
    Infelizmente, passei por um problema no qual minha filha viveu exclusão social no ambiente escolar, sofreu discriminação e preconceito. Busquei uma troca com a escola e procurei fornecer subsídios literários para o enfrentamento do problema, mas o mesmo não foi tratado com a devida atenção e ela precisou mudar de escola.
    A forma discreta com que as meninas excluem e a negação da situação, por parte delas, faz com que os adultos acabem achando que a culpa é daquele que reclama sofrer bullying.
    Observo que as escolas estão mais preocupadas com o desempenho acadêmico de seus alunos negligenciando, muitas vezes, o desenvolvimento sócio-afetivo.
    O que existe é um despreparo das escolas para a vivencia do problema. Hà uma preocupação com a imagem da instituição em admitir que o bullying existe e uma concepção equivocada de que ele está relacionado, apenas, a agressão física.
    Acredito ser necessária uma preparação das escolas, tendo em vista as consequencias graves do problema.
    Seria interessante que os órgãos responsáveis pela educação pudessem prever cursos e palestras com conteúdo envolvendo o bulliyng feminino.

    ResponderExcluir