sábado, 11 de dezembro de 2010

Aprendendo com pais - estágio de psicologia - Curso "educação com limites" seguindo o Manual da prof. Lidia Webber.

Legenda: Foto de uma dinâmica do último encontro.

Quero dividir com vocês uma experiência muito gratificante que tive com alguns pais na Escola Estadual Israel Pinheiro de Governador Valadares (MG).

Fizemos durante o semestre uma atividade de estágio do curso de Psicologia da UNIVALE (Universidade Vale do Rio Doce)  com diversos encontros e trabalhamos dinâmicas de grupo com o tema da "educação com limites".

Seguimos o livro da Prof. Lidia Webber (Editora Juruá), que é obra recomendada por este blog.

Emocionei-me em vários encontros, pois tratamos do tema da educação em uma perspectiva comportamental. Ouvimos mais do que falamos. 

Aliás, tentei captar naquele meio o máximo possível a realidade daqueles pais. Para mim era importante como estudante de psicologia e como promotor de justiça "entender o outro lado".

Foi gratificante ouvir daqueles pais suas expectativas e angústias quando tratamos da educação de seus filhos. Vi as pessoas se libertarem de preconceitos e buscarem o crescimento pessoal e mais amoroso com seus filhos. 

Partilhamos experiências e crescemos muito. Tenho certeza que essa atividade poderia contribuir para ajudar a intervir no bullying (dentro de um programa pedagógico geral) dentro de uma escola.

Cresci muito com isso. Tenho certeza que estou hoje um pouco mais preparado para trabalhar como promotor de justiça, pois a convivência semanal com aqueles pais mudou a minha vida.

Por isso, recomendo que leiam a obra da Prof. Lidia Webber. Ela poderá ajudar muitos pais  a lidarem de uma forma mais adequada e positiva com o tema da educação com limites (e do bullying também).

3 comentários:

  1. Obrigado pela dica. Vou ler o livro recomendado e trazer a iniciativa para a minha escola. Tenho certeza que contribuirá para redução do bullying também.

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver promotores de justiça nas escolas participando de ações com a comunidade.

    ResponderExcluir
  3. oi trabalho na escola e em um projeto social do estado com o teatro de fórum. E o tema bullying é sempre trabalhado. Gostaria muito de conseguir uma bolsa para espanha. me ajuda!
    andreia_teatro@hotmail.com

    ResponderExcluir