domingo, 15 de novembro de 2009

Livro Perseguição
(Saraiva, coleção Jabuti)

Tânia Alexandre Martinelli
Li esta semana a obra infanto-juvenil "Perseguição", de Tânia Alexandre Martinelli, sendo que recomendo o livro para trabalho com adolescentes envolvendo o tema bullying.
Pode-se comparar com o livro de Maria Tereza Maldonado (já comentado aqui neste blog e da mesma coleção da Saraiva)? Creio que não, pois ambos estão, a meu ver, no mesmo nível, mas possuem abordagens diferentes do mesmo problema.
Acho o livro de Maria Tereza Maldonado uma "aula" sobre bullying. A gente só tem a aprender com profissionais desse nível. Confesso a vocês que a visão de Maldonado, a meu ver, se aproxima da visão otimista exposta por Gabriel Chalita em seu livro "pedagogia da amizade"
O livro de Tânia Martinelli trabalha com um foco bem particular na questão da responsabilidade dos jovens pelos seus próprios atos.  Ela trabalha isso muito bem na obra.
Minha experiência como promotor de justiça tem me levado a refletir muito sobre isso. Ficamos, em muitos casos, por aí distribuindo punição (penas, medidas sócio-educativas etc) sem concitarmos os adolescentes a se envolverem EFETIVAMENTE com o tema da conscientização e que são responsáveis pelas suas escolhas.
Para uma abordagem mais efetiva é essencial que o Direito se abra mais para a pedagogia, psicologia, serviço social, psicanálise etc. Juntos podemos fazer um trabalho muito mais profundo em uma escola. Penso que está faltando mais escuta dos profissionais do Direito nesse ponto. Se a gente vai para um reunião de bullying temos que ouvir mais. Não podemos ficar só discursando.
Enfim, Tânia, parabéns, você mandou bem demais com esse livro.

7 comentários:

  1. Li seu livro e gostei muito. Suas indicações aqui no blog são sempre muito úteis. Vou procurar esses dois livros, Thereza.

    ResponderExcluir
  2. vou procurar os dois, Joana, Bauru.

    ResponderExcluir
  3. eu queria ler esse livro pela internet, mais não encontro em site nenhum e tenho uma prova amanhã e é sobre esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Minha escola usou esse livro como livro paradidático, eu achei um livro escelente minha turma amou a história da Maria Lúcia e do Leonardo nós até apresentaremos uma peça sobre esse livro .
    Vivian Santana do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. oi!!!!!!!!!
    gostei muito do livro "perseguição",achei muito interesante.
    tenho apenas nove anos,li esse livro do meu irmão.
    ele estuda no nono ano!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. PRECISO DO RESUMO DESSE LIVROOOOOOO
    ++ GOSTEII DA SUA POSTAGEM

    ResponderExcluir
  7. Utilizei esse livro como paradidático. Os alunos amaram!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir