domingo, 6 de março de 2011

Sou vítima de bullying no trabalho (assédio moral). O que fazer ?

Tenho recebido muitos emails com essa pergunta. Vou escrever alguns tópicos aqui nas próximas semanas para tratar do assunto.

Vou começar hoje dizendo o que não se deve fazer. Isso é importante para que a vítima não fique prejudicada na avaliação posterior do caso, inclusive, pela Justiça do Trabalho.

Agir com cautela e procurar ajuda especializada é essencial.

Nada de sair contando  de forma indiscriminada para todas as pessoas a situação (você está fragilizado, lembre-se disso). Tente manter a calma. 

Procure ajuda do sindicato de sua categoria profissional, leia tudo que puder em sites especializados e de confiança na internet (exemplo: http://www.assediomoral.org/) e não deixe de procurar assistência de uma psicólogo.


Não formalize nenhuma reclamação sem que ela tenha sido analisada por um advogado que entenda do assunto (ou por uma pessoa de sua confiança que conheça um pouco o tema). Seja prudente ao escrever. Não use adjetivos para qualificar o "suposto agressor" e atenha-se aos fatos concretos. 

7 comentários:

  1. Tenho acompanhado seu trabalho e quero parabenizá-lo pelo espaço que deixou aqui para fazermos perguntas e tirarmos dúvidas. Gostei muito de seu livro sobre bullying (pela Impetus) e aguardo o lançamentos dos próximos.

    ResponderExcluir
  2. Dr, obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. É MUITO INTERESANTE O QUE VC ESCREVEU,MAIS A SITUAÇÃO É MUITO PIOR
    TODO MUNDO FALA SOBRE Bullying
    MAIS NINGUEM FALA EM QUAIS TIPO DE PESSOAS QUE O Bullying E APLICADO
    ESSE ASSUNTO MAIS COMPLICADO
    SE VC FOR FALAR DE SEXO
    POR ESPERIENCIA PROPIA O Bullying ME FEZ UMA PESSOA SEM PESPECTIVA DE VIDA.
    É TUDO BEM ESSAS DICAS QUE VC APRESENTOU SÃO MUITOS OTIMAS.
    O Bullying É EXTREMAMENTE PARECIDO COM O SEXO
    AS PESSOA GOSTÃO DE FAZER MAIS NÃO GOSTÃO DE FALAR
    E PARA TEMINAR ESSA PROSA
    Bullying SÓ TEM EFEITO SÓ TIPO DE PESSOA:
    SÓ EM PESSOAS QUE TEM UMA APARENCIA FEIA
    VC JA VIU PESSOAS BONITAS SOFREM POR CAUSA DO
    Bullying?
    É ISSO AI SÓ QUEM É FEIO SOFREM DE Bullying
    ESSAS DICAS QUE VC DEU CONFIRMOU O QUEEU JA PENSAVA VALEU

    ResponderExcluir
  4. A situação do bullyng é realmente muito difícil. Às vezes fica tão insuportável que você acha que não vai conseguir ter mais forças para aguentar. Quem passa ou já passou por isso, sabe dos sentimentos a que me refiro. No serviço público o sofrimento é ainda maior, pois vejo que os superiores não querem se envolver com a questão. Acabam fechando os olhos... fingem que nada de anormal está acontecendo justamente por que enxergar a realidade demanda agir, tomar atitudes, se insurgir contra o mal que sestá sendo causado e me parece que as pessoas não estão preparadas para isso. E por isso quem sofre o bullyng se senti tão desamparado... é difícil contar com a ajuda dos outros e muitas vezes é difícil comprovar os fatos praticados no assédio moral.

    ResponderExcluir
  5. SOU GERENTE FINANCEIRA E ESTOU SENDO VÍTIMA DE BULLING. CONCLUI ISTO APÓS QUASE DOIS ANOS DE PERSEGUIÇÃO DE UM GRUPO QUE TENTA A TODO CUSTO DENEGRIR MINHA IMAGEM E MEU TRABALHO. POR REALIZAR MEU TRABALHO DE FORMA HONESTA E PROFISSIONAL INCOMODEI MUITAS PESSOAS E A PARTIR DAI ESSAS PESSOAS PASSARAM A DISTORCER MINHAS PALAVRAS E A INSTIGAR MEU SUPERIORES CONTRA MINHA PESSOA. ENTREI EM DEPRESSÃO, ME AFASTEI ALGUNS DIAS DO TRABALHO ME REERGUI E CAI NOVAMENTE EM DEPRESSÃO, GASTO BOA PARTE DO MEU DINHEIRO EM REMÉDIOS E TERAPIAS PARA PODER ME MANTER EM PÉ.... TENHO VIVIDO ESTE VAI E VEM A DOIS ANOS E AGORA JÁ NÃO SUPORTANDO MAIS, PENSO EM SAIR DO MEU EMPREGO POIS ESTÁ INVIÁVEL A EXECUÇÃO DO MEU TRABALHO. GOSTARIA DE SABER: POSSO ABRIR UM PROCESSO CONTRA A EMPRESA QUE SE OMITE DIANTE DE TAIS FATOS, APOIANDO OU DANDO OUVIDOS A FOFOCAS SEM ME DAR O DIREITO DE DEFESA? POSSO ABRIR UM PROCESSO CONTRA ESSE GRUPO DE PESSOAS? O QUE POSSO FAZER PARA ME PROTEGER?AGUARDO ANSIOSAMENTE UMA AJUDA.
    GRATA

    ResponderExcluir
  6. É importante que não se tome nenhuma medida precipitada. Os bullies no trabalho são manipuladores e podem tentar reverter a reclamação contra a vítima. Primeiro, leia os bons sites na internet que tratam do tema (imprima os melhores e leia com calma). Em seguida junte as provas que possui e faça um relato sumário dos fatos concretos (se posível com datas, locais e supostas testemunhas) e procure um bom advogado do trabalho.

    ResponderExcluir