quarta-feira, 27 de abril de 2011

BULLYING É TEMA DE PALESTRA NO PRÓXIMO DOMINGO (SP)

No dia 1 de Maio (domingo) o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP irá promover a palestra “Bullying – Aspectos penais e criminológicos”, às 10 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar).O palestrante será Edson Luz Knippel, advogado, doutorando, mestre e graduado pela PUC SP, professor da ESA Sp e da Faculdade de Direito da UniFMU.

“ Mesmo no dia do Trabalho, a OAB SP não deixa de trabalhar para levar conhecimento aos colegas”, afirma o diretor cultura e conselheiro da Ordem Umberto D’Urso, lembrando a importância do tema bullying associado ao massacre das crianças na escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro.
 
Depois do massacre na escola, em vídeos encontrados pela polícia, o assassino Wllington de Oliveira culpa as constantes humilhações pelas quais passou nos bancos escolares por sua atitude violenta.

Os especialistas definem bullying como ações agressivas, verbais ou físicas, que são praticadas sem motivação evidente por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. Para eles, o objetivo do bullying é intimidar ou agredir, não deixando que as pessoas atacadas se defendam.
 
Entre tantas análises de psicólogos, psiquiatras, educadores, sociólogos, antropólogos e professores, promotores paulistas elaboraram um anteprojeto de lei prevendo reclusão de até 4 anos para quem praticar o bullying ou cyberbullying (agressão por meio da internet). O anteprojeto será submetido a aprovação da promotoria no próximo dia 6 e, se aprovado, será encaminhado ao procurador-geral do Ministério Público, Fernando Grela.

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g).

2 comentários: