sexta-feira, 25 de junho de 2010

Livro
Bullying: o que você precisa saber, RJ, Impetus, 2009
Autor: Promotor de Justiça Lélio Braga Calhau
O livro trata do fenômeno bullying, que são atos repetitivos praticados contra vítimas escolhidas pelo agressor ou grupo de agressores para causar nas mesmas um estado permanente de tensão emocional, trazendo-lhes muita dor e sofrimento.
O livro traz conceitos básicos de bullying. O fenômeno é estudado em diversos setores sociais como o escolar (ex: trotes universitários, “zoar” etc.), o do trabalho, da informática (Cyberbullying através de Orkut, Facebook, Myspace, Twitter, MSN etc.), instituições militares etc. O autor trata dos direitos das vítimas de bullying (horizontal, vertical ascendente e/ou descendente), comentando a responsabilidade dos agressores, dos pais, tutores e curadores (se o agressor é menor de 18 anos de idade), das escolas (relação de consumo), empresas (no caso de bullying no ambiente de trabalho), como também do Poder Público em caso de bullying praticado no âmbito da Administração Pública.

O autor apresenta sugestões para a implantação de programas de combate ao bullying e comenta as primeiras decisões do Poder Judiciário brasileiro que reprimem essas práticas perversas. Como promotor de justiça criminal e professor universitário apresenta, ainda, de forma clara e objetiva um conjunto valioso de informações importantes sobre como as vítimas devem proceder para apresentar o seu caso à Justiça.

Adquira no site da Livraria Saraiva:


Obs: este link for postado originalmente no dia 01.09.09.

22 comentários:

  1. Promotor Lélio, quero parabenizá-lo pelo lançamento de mais um livro. Já tinha lido seu "Resumo de Criminologia", creio que ainda na 3ª edição, achei a obra muito clara e objetiva. Anderson Roberto de Menezes, Rio de Janeiro, RJ.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Lélio, uma vítima pode processar o agressor de bullying por danos criminais? Fui vítima disso e gostaria de saber...o senhor explica isso no seu livro??????

    ResponderExcluir
  3. Você deve estar se referindo a "danos morais". Pode sim, mas é uma ação cível. Na área criminal deverá ser instaurado um inquérito policial para apurar eventuais crimes.

    ResponderExcluir
  4. Excelente obra, concisa, clara e objetiva, recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  5. fessôr, eu queria era isso mesmo, um livro para saber dos meus direitos contra esses bullies filhos de uma mãe......

    ResponderExcluir
  6. Dr. Lélio, assisti sua recente palestra em Goiânia sobre o "Bullying e o Direito" e quero parabenizá-lo pelas orientações importantes e precisas que o senhor trouxe para os educadores presentes, Tânia, Goiânia (GO).

    ResponderExcluir
  7. Prof. Lelio, adorei o livro, simples e direto, felicidades, Cleria Duarte, Campinas (SP)

    ResponderExcluir
  8. DR. Lélio, parabéns pelo livro. Nao sabia que professores eram vítimas de bullying também, Railda Sales, Brasília (DF)

    ResponderExcluir
  9. Promotor Lélio, parabenizo-o pelo lançamento de sua nova obra. Li seu livro de Resumo de Criminologia, 4ª edição, e gostei muito da clareza e objetividade. Já a li e tenho recomendado para os colegas professores, um abraço, Jarbas Menguetti. SP.

    ResponderExcluir
  10. Professor Lélio, fico muito feliz por saber que há pessoas de níveis superiores se preocupando com o assunto Bullying. Eu escrevo para crianças, pois como mãe, educadora e cidadã, tenho minha responsabilidade para com os que me cercam. Tenho que estar atenta a tudo que possa vir como contra aos nossos objetivos em favor das crianças. Tenho sete livros publicados - seis infantis entre eles "Bullying não é brincadeira". Como gosto muito de escrever, os meus temas não são apenas para crianças, mas os publicados são para os nossos pequenos. Sou da cidade de Araçatuba- SP e vou lhe confessar algo: tento entrar com esse assunto na escolas, mostrar o que pesquisei, pois também não sei tudo a respeito, mas o assunto não é bem digerido pelas instituições educacionais. Continuo tentando, um grito aqui, outro ali, logo muitos irão nos ouvir, precisamos urgentemente chamar a atenção do mundo para essa questão e acho que foruns deveriam ser abertos para que esse tema fosse mais discutido. Sinceramente, as minhas pesquisas têm sido através da internet. Qualquer material que o senhor puder me fornecer, informações que o senhor já possui a respeito, fitas de vídeos ou mais alguma coisa que possa me acrescentar algo sobre o tema eu lhe agradecerei muito, muito mesmo. Vou lhe deixar o meu e-mail: ritalavoyer@vivax.com.br -
    Por favor, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Meu caro amigo de luta! Acabei de sair de um programa de televisão, onde fui convidada a falar sobre Bullying. Divulguei o seu livro:"Bullying o que vovcê precisa saber" e intinei que todos os diretores de escolas e pais de alunos devam adquiri-lo. Estes para correrem atrás dos direitos dos seus filhos, aqueles para aprender a defender os alunos de atos tão abusivos como Bullying. Espero colaborar ainda mais para a divulgação de campanhas contra esta prática. Chega!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Dr. Lélio, assisti sua palestra sobre Bullying na Universidade Mackenzie (SP) em 2008 e achei fantástica a sua abordagem sobre os direitos das vítimas de bullying. Li o livro e passei para minha sobrinha que é estudante para ler também, abraço, Danilo.

    ResponderExcluir
  13. Comprei, li e recomendei o seu livro a muitas pessoas. Há interesantes, espontâneas e emocionantes histórias de bullying em comunidades do Orkut e em um site chamado "Eu Confesso". Através delas, podemos perceber o quanto este probelma é sério e precisa ser combatido. Na escola do meu filho, que é de ensino religioso, a direção não está nem um pouco preparada para resolver o assunto. O diretor chegou a me contar que seu filho foi vítima de bullying na escola que estudava e ele resolveu o problema trocando de escola; mas sabemos que essa não é a solução ideal. Se ele não soube resolver o problema com o filho dele que ele tanto ama, quem dirá do filho dos outros, na escola que ele dirige! Graças a Deus, meu filho tem uma cabeça muito boa, é um forte guerreiro, e tem enfrentado esse problema com grande maturidade, além do nosso apoio e constantes reflexões sobre tudo o que lhe ocorre na escola. Ainda que cobrada insistentemente por nós, os pais, a escola não correspondeu nem um pouco às nossas expectativas. Falta-lhes competência e interesse, mas sobra-lhes soberba. PARABÊNS a todos os que lutam contra esse mal!
    Paulo Ary.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Lélio, estive em sua palestra quinta-feira na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro. Comprei seu livro, li e passei agora para meu filho adolescente dar uma lida. Está sendo bem útil. Um abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  15. Prezado, Lélio. Como seu colega promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais quero parabenizá-lo por mais essa obra. Tenho certeza que o livro trilhará o mesmo caminho de sucesso de seu "Resumo de Criminologia", o qual se encontra em 5ª edição pela Editora Impetus. Vinícius.

    ResponderExcluir
  16. Fui na sua palestra do seu livro bullying da magistratura no Rio e estou lendo seu livro, fantásticoooooooooooo, Silvânia.

    ResponderExcluir
  17. Lélio, ouvi sua entrevista na rádio CBN de Bh semana passada e não sabia que existia bullying no trabalho também. Parabéns pelo trabalho, Joyce, Lagoa Santa, MG.

    ResponderExcluir
  18. Dr. Lélio, já tinha lido seu livro e vi sua entrevista no jornal Hoje em dia desta data. Quero parabenizá-lo pela obra e estarei na leitura dia 19 para colher o seu autógrafo, atenciosamente, Jairo Salomão, Betim, MG.

    ResponderExcluir
  19. Vi sua entrevista no UAI desta data!!!! Vou ler o seu livro, Lorena.

    ResponderExcluir
  20. Profº Lélio
    Gostaria de registrar aqui meu agradecimento pela atenção ao meu pedido.
    Desde que iniciei minha trajetória acadêmica venho fazendo trabalhos voltados à criança e ao adolescente. E este tema será o objeto da Verificação de Trabalho Integrado (VTI) desde semestre (7ºP). Tenho imensa alegria em poder levar à escolas carentes temas como este. Nossos jovense crianças precisam de informações não só dos seus direitos, mas seus deveres como cidadãos de bem, que devem se preocupar com a moral,a ética, o respeito... valores que parecem ter sido esquecidos pela nova geração. É um trabalho árduo, mas sei que estamos plantando sementinhas e que pelo menos algumas, ainda que não sejam todas como gostaríamos, darão frutos.
    Fiquei muito feliz em saber que o senhor já escreveu um livro e com certeza irei compra-lo. Aproveito para parabenizá-lo.
    Fica também minha sugestão para que possa divulgar seu trabalho aqui no RJ, que tal na UNIVERSO/SG ? Tenho certeza que seria uma honra para a gestão de direito da UNIVERSO tê-lo por aqui.
    Certa feita, enviei-lhe o e-mail do meu profº.de Criminologia e D. Penal;Dr. Alexandre Acetti ... simplesmente, brilhante !!
    Espero que tenha conseguido o contato !!
    Um grande abraço Profº ! Mais uma vez agradeço a atenção e a colaboração !!
    Fico na torcida para que muitos outros livros abordando o Bullying sejam escritos por V.S. !

    Fique com Deus !
    Andrea Tavares

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, sou de Belém-Pa, estou fazendo Tcc Sobre Bullying na escola, no entanto, tenho encontrado dificuldades para achar fontes sobre o Bullying no âmbito jurídico, encontrei o seu livro, mas gostaria de saber se poderias indicar outras fontes.
    Grata desde já
    abraço!
    Cinara Carvalho.

    ResponderExcluir
  22. eu fui uma vitima e eu cocordo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir