Bullying no ambiente de trabalho
A questão do combate ao bullying no ambiente de trabalho (ou assédio moral), talvez seja de longe, uma das mais desenvolvidas no Direito.
Enquanto o combate ao bullying escolar "engatinha" e somente nos últimos dois ou três anos tomou força, a Justiça do Trabalho tem condenado empresas por danos morais em valores elevados em caso de serem comprovadas ocorrências de workplace bullying.
Eu gostaria de saber se diante de um bullying no ambiente de trabalho,onde o chefe espalha comentários hostilizantes com respeito à higiene pessoal de um funcionário entre os demais, GRAVAÇÕES DE CONVERSAS DIÁRIAS E CONSTANTES DE ÁUDIO servem como prova na justiça. Eu sou a funcionária hostilizada e perto de mim as piadas são de duplo sentido, mas todos os dias em que não estou no horário de almoço o comentário e as risadas são intermináveis, mesmo eles sabendo q não sou "porca". Tomo banho todos os dias, me perfumo e escovo os dentes todos os dias, inclusive eles vêem eu escovar os dentes após o almoço. Se trata de uma escola, mas os funcionários somos todos adultos e eu sou concursada pela prefeitura, portanto não posso abandonar o emprego. Tudo partiu da diretora, porisso tomou estas proporções. Todos querem agradar ao chefe. O que devo fazer? Gostaria de dar um ponto final nesta história.
ResponderExcluir