sábado, 5 de junho de 2010

Bullying no ambiente de trabalho

A questão do combate ao bullying no ambiente de trabalho (ou assédio moral), talvez seja de longe, uma das mais desenvolvidas no Direito.

Enquanto o combate ao bullying escolar "engatinha" e somente nos últimos dois ou três anos tomou força, a Justiça do Trabalho tem condenado empresas por danos morais em valores elevados em caso de serem comprovadas ocorrências de workplace bullying.  

Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber se diante de um bullying no ambiente de trabalho,onde o chefe espalha comentários hostilizantes com respeito à higiene pessoal de um funcionário entre os demais, GRAVAÇÕES DE CONVERSAS DIÁRIAS E CONSTANTES DE ÁUDIO servem como prova na justiça. Eu sou a funcionária hostilizada e perto de mim as piadas são de duplo sentido, mas todos os dias em que não estou no horário de almoço o comentário e as risadas são intermináveis, mesmo eles sabendo q não sou "porca". Tomo banho todos os dias, me perfumo e escovo os dentes todos os dias, inclusive eles vêem eu escovar os dentes após o almoço. Se trata de uma escola, mas os funcionários somos todos adultos e eu sou concursada pela prefeitura, portanto não posso abandonar o emprego. Tudo partiu da diretora, porisso tomou estas proporções. Todos querem agradar ao chefe. O que devo fazer? Gostaria de dar um ponto final nesta história.

    ResponderExcluir