quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Email recebido. Está ocorrendo bullying na escola do meu filho. É uma escola particular e com boas referências. Devo tirar meu filho da escola?

Recebi esta semana o e-mail de uma mãe com a pergunta acima. Ela pediu para não ser identificada e nem a sua cidade revelada.

A resposta é não.

O bullying pode ocorrer em qualquer lugar. Há pesquisas que apontam que ele acontece de forma mais frequente do que imaginamos.

O que vai diferenciar uma escola da outra é a postura de sua direção em lidar com o tema. Tratar com seriedade, transparência e cuidado é essencial para lidar com os supostos casos. Há muitas escolas no Brasil que estão investindo em programas efetivos de prevenção do bullying.  São, portanto, bons exemplos.

Procure a direção da escola e pergunte se existe um programa de prevenção do bullying em seu colégio. Se existir um programa efetivo é sinal que a escola está no caminho certo.

Um comentário:

  1. Realmente penso que radicalismo de nenhuma parte é bom. Conversar com a escola antes é o ideal e ver se eles têm mesmo alguma coisa concreta. Talvez nem saibam que esteja acontecendo isso. Tirar o filho da escola sem pensar melhor é pura precipitação. Até porque nenhuma escola está livre desse problema. Talvez na outra, a nova, seja até pior.

    ResponderExcluir